Gatilhos mentais, se você é da área de vendas e estuda técnicas, na qual fala de persuasão e vendas, já deve ter ouvido falar muito sobre.
Geralmente são técnicas infalíveis de influenciar e convencer pessoas, os gatilhos mentais são utilizados em diversas áreas, na televisão, internet, anúncios diversos e você, mesmo sem conhecer, já deve ter utilizado.
Você pode estar se perguntando, como funcionam esses gatilhos mentais e como aplicar esses gatilhos em suas vendas?
O que são gatilhos mentais?
Gatilhos mentais são as tomadas de decisões que nosso cérebro realiza automaticamente, evitando nosso esgotamento diante de várias escolhas.
De certa forma é uma “filtragem” de decisões que precisamos fazer com maior atenção.
O que muitos não sabem é que tomamos as decisões com a parte emocional do nosso cérebro e depois para justificar utilizamos a razão.
Os gatilhos mentais utilizam a parte emocional do nosso cérebro, esses gatilhos são ativados sem mesmo percebermos o porque tomamos determinada decisão.
Em um momento de cansaço analise quantas vezes tomou decisões sem se preocupar. Em algumas situações o gatilho mental é tão poderoso que é capaz de te induzir ao erro, mesmo sabendo que poderá se arrepender mais tarde.
Exemplos de gatilhos mentais
1 – Gatilho novidade
Alguns gatilhos mentais são observados facilmente no nosso dia a dia.
Você tem um Iphone 8, cheio de funcionalidades legais, ele é incrível, no entanto lançam o Iphone X, qual a reação da maioria das pessoas? Querer trocar o Iphone 8 pelo Iphone X, praticamente podem ter as mesmas funcionalidade, mas por ter um designer mais bonito, você é convencido a trocar.
2 – Gatilho escassez
Você morava com seus pais, tinha tudo na mão, mesmo assim achava chato as cobranças com relação aos horários que entrava e saia de casa, se sentia pressionado e infeliz, de uma hora pra outra decide sair de casa e morar em uma república ou mesmo sozinho, daí você sente o drama, ter que cozinhar, lavar e pagar as contas.
Você começa a sentir falta da sua casa e de todas as facilidades que possuía.Você só passou a dar valor para o que tinha, quando passou a não ter mais.
3 – Gatilho urgência
Você possui um armário cheio de sapatos lindos e novos, uns vocês quase nem usa.
Até que você descobre que tem uma liquidação de um scarpin lindo, você até tem um do mesmo modelo, mas não naquela cor, você acaba comprando, porque sabe que por aquele preço não poderá mais comprar, devido a
liquidação acabar em dias.
Mesmo que não tenha a necessidade daquele sapato, você pensa que é algo que está barato, afinal, tem prazo para a promoção acabar, você tem urgência em adquirir aquele bem, nesse caso toma uma ação imediata.
4 – Gatilho prova social
Esse gatilho funciona muito na hora de vender um produto, a prova social nada mais é do que pessoas falando bem do seu produto ou serviço.
Um dos segredos para realizar mais vendas é mostrar para seu cliente o resultado do seu produto ou serviço sendo utilizado por outro consumidor.
Tem uma explicação para isso, somos seres sociais e geralmente temos como hábito acreditar e concordar com a maioria das pessoas.
Trata-se de uma abordagem estratégica na qual usamos o “reflexo” para fazer com que mais clientes comprem.
É comum que façamos ou adquirimos algo porque determinada pessoa falou que é bom.
Como os gatilhos mentais podem ser utilizados de maneira poderosa em seus negócios?
Em praticamente todos os negócios, blogs, redes sociais, e-mail marketing, etc, os gatilhos mentais podem ser utilizados.
Em mensagens voltadas para vendas os gatilhos mentais são fundamentais para garantir maiores resultados de conversão.
Em conteúdos informativos, os gatilhos serão muito importantes, pois tornam a mensagem atrativa e mais clara para quem lê.
O conteúdo deve ser convincente, assim como o título, para que a pessoa não sai com aquela sensação que não precisa daquele produto ou serviço para aquele momento.
Lembrando que ser convivente não quer dizer que você precisa ser mentiroso, toda e qualquer estratégia precisa ser usada de maneira honesta, até porque você precisa criar um relacionamento com seu cliente, para que o mesmo tenha vontade de voltar a adquirir mais produtos ou serviços.
Com essas dicas é possível ter muito mais conversões em suas vendas, basta aplicar.
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