Como iniciar no marketing digital do zero (Passo a passo definitivo)

Como iniciar no marketing digital do zero? Essa tem sido uma das perguntas recorrentes que tenho recebido. O  marketing digital tem trazido muitas oportunidades para muitas pessoas que estão buscando trabalhar de casa, como renda extra ou renda principal.

Diante de um mar de possibilidades, existem também muitas dúvidas, muitas pessoas se sentem perdidas, muitas delas não sabem por onde iniciar no marketing digital e quais os passos que precisam seguir para começar seu negócio online do zero e ter resultados satisfatórios.

O início de qualquer negócio não é fácil, sendo ele físico ou online, requer muito estudo, estratégia e em alguns casos muito investimento.

Nesse artigo darei dicas de como começar seu negócio online do zero e as dicas poderão ser adaptadas para negócios físicos também.

Passo 1 – Escolha o nicho que vai trabalhar

Para iniciar no marketing digital do zero, para qualquer área que queira atuar, independente se é negócio físico ou online, é imprescindível a escolha do nicho de mercado e focar nele.

Uma escolha nem sempre fácil, mas obrigatória, sem essa escolha você não saberá em que focar e não terá resultados no marketing digital.

Para escolher o seu nicho de mercado é recomendável que seja sobre algum assunto que você domine, uma vez que terá mais facilidade pra falar e escrever sobre ele.

Uma outra opção pra você escolher o nicho, é fazendo uma análise de mercado, faça um estudo na qual identifique um nicho com grande procura e pouca oferta.

No vídeo abaixo eu dou dicas como você pode definir o nicho que pretende trabalhar.

Passo 2 – Conheça seu público alvo

Sabe aquele ditado ” quem quer agradar todo mundo, acaba não agradando ninguém?”

Exatamente assim que funciona, a definição do seu público alvo é extremamente importante para saber pra “qual pessoa” você vai falar. Não adianta você querer vender uma Ferrari, pra quem não tem condições financeiras pra isso.

Procure entender quais são suas dúvidas, suas dores e o que esse público especifico precisa.

Seja o solucionador do problema do seu cliente e assim terá resultados. Identificando suas necessidades, você saberá direcionar suas ações de marketing digital.

Passo 3 – Defina uma estratégia

O nicho e o público definido, é a hora de definir a estratégia de marketing digital que irá aplicar.

Importante definir se irá construir uma audiência por meio de tráfego pago ou tráfego gratuito, lembrando que ambos são ótimos, porém cada um tem peculiaridades. Pelo tráfego pago você precisará investir em campanhas de marketing, seja ela pelo Facebook ads ou impulsionamento de postagens, através do Instagram ou Facebook.

Geralmente não necessariamente você precisará aparecer, porém precisar investir pra ter resultados, como mencionei.

O tráfego gratuito é o trafego que não você precisa investir dinheiro de imediato, mas precisará investir tempo e paciência.

Pense assim, o que fez você comprar determinado produto de certa pessoa? Provavelmente foi pela credibilidade que a pessoa te passou e autoridade que a mesma possui no mercado.

Criar estratégia de divulgação nas redes sociais, blog, site e canal no Youtube, permitirá que você crie uma audiência e credibilidade. Para isso, exigirá que você esteja presente em todos os canais de divulgação.

Não bastará você estar nas redes de comunicação somente, precisará empenho, criando conteúdo de qualidade, que agregue valor na vida da sua audiência, além da constância de publicações. Porque, “quem não é visto não é lembrado.”

Por isso é importante sempre estar atento as oportunidades de trabalho pois sempre surgem novas plataformas de anúncios e de divulgação.

Estudo e aprimoramento constante, é importante pra construir uma estrutura online de sucesso.

Passo 4 – Criando sua estrutura de marketing digital

Depois que você já definiu todos os passos acima, será necessário montar sua estrutura. É através dessa estrutura que as pessoas vão te encontrar. Para construção dessa estrutura você precisará de algumas ferramentas:

  • Site;
  • Blog;
  • Redes Sociais;
  • Lista de E-mail marketing;
  • Canal no Youtube

É altamente recomendado que você tenha um site ou blog, dependendo muito do mercado que você irá atuar.

Toda essa estrutura é ensinada no treinamento do Alex Vargas, Fórmula Negócio online, curso que eu recomendo que você faça, pois o treinamento é top um do mercado, considerado como uma ” faculdade do marketing digital”, o Alex ensina o passo a passo, desde o zero, só falta ele entrar no computador e te falar a tecla que você precisa apertar…rs.

Montada sua estrutura, chegou a hora de criar suas Redes Sociais, para fins comerciais, importante que você tenha a versão para negócios, pois habilitará a função, que permitirá que você possa medir sua atuação por esses meios.

As redes sociais que mais tenho utilizado e me trazido resultados são o Facebook, Instagram e Pinterest.

Outra maneira de você construir audiência é através de vídeos no Youtube, os vídeos hoje tem sido muito utilizado pelas empreendedores, para divulgação da sua marca ou negócio, não tem como negar o potencial que os vídeos tem. Produzir vídeos no youtube, Stories do Instagram para compartilhar online será um grande diferencial na sua estratégia para iniciar no marketing digital do zero.

Assim como as redes sociais, sempre direcione suas estratégias de marketing digital para a captura de e-mail marketing.

Essas listas vão te ajudar a entrar em contato e se relacionar diretamente com sua audiência.

Passo 5  – Escolha um produto para trabalhar

Para ter resultados financeiros, precisa que você tenha um produto que possa divulgar e vender.

Existe a opção de você ser uma afiliado de infoprodutos, utilizando pra isso plataformas como a Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Existem milhares de infoprodutos os quais você pode se afiliar. Também existem várias oportunidades de mercado para você criar o seu próprio produto digital.

Para quem quer iniciar no marketing digital do zero, preciso te orientar que produtos com valores de comissões mais baixas, te darão maiores chances de vendas, uma vez que está começando e ainda não construiu sua autoridade.

Lembrando que esse produto precisa ajudar verdadeiramente o público que você quer atingir.

Espero que esses passos possam te auxiliar a iniciar no marketing digital do zero.

Deixe seu comentário abaixo, quero saber se esse artigo te ajudou.

Até o próximo artigo. Abraços

 

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

11 Comentários

  1. rafaela knowles disse:

    Muito interessante esse post. Me ensinou mt. obrigada msm

  2. Que dicas maravilhosas! Me ajudou muito, pois é uma área que eu gosto bastante!
    Agora já tenho uma luz de como iniciar. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

  3. Veridiana de oliveira disse:

    Nossa que post completo eu super amei estou aprendendo marketing e para mim ajudou muito obg por compartilhar bjs.

  4. Malu disse:

    Adorei as dicas! Divulgar nosso trabalho nem sempre é tão fácil como parece.
    Adorei!

  5. Alécia Magalhães disse:

    Excelentes dicas, tenho blog já há um tempo e sempre quis torna-lo mais rentável, as dicas me ajudaram bastante
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

  6. Alécia Magalhães disse:

    Que dicas legais, tenho um blog já há um tempo e sempre quis torna-lo mais rentável
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha