Marketing Digital e marketing tradicional qual a diferença?
Para que possamos entender a diferença entre os dois, primeiro precisamos saber o que é marketing.
Marketing é a técnica geral que engloba todo o processo de venda e a relação entre o cliente e a empresa. É o processo que tem como objetivo, entregar valor para atender as necessidades de um determinado público-alvo com resultado financeiro.
O marketing tradicional está focado na mídia, cria uma campanha para uma determina empresa, na qual a propaganda do produto é divulgada na TV, rádio e outdoor. O foco é chamar a atenção através da imagem por meio de uma propaganda incrível.
No marketing tradicional o prazo para retorno não é tão importante assim, pois há tempo para que a campanha seja estudada, elaborada e aplicada, se necessário todo o trabalho é feito novamente para que possa encontrar a melhor estratégia para a campanha.
No marketing digital, espera-se que o retorno seja imediato, embora seja importante também um bom planejamento e estudo das estratégias a serem aplicadas.
No meio digital a métricas são mais rapidamente avaliadas, pois a empresa, tem um contato mais próximo do consumidor, podendo mudar rapidamente o método de trabalho para que possa alcançar mais pessoas. No meio off-line fica mais difícil mensurar e mudar a técnica mais rapidamente.
Qual o papel do marketing digital?
O papel do marketing digital é criar diferentes campanhas, conteúdo que agregue valor na vida das pessoas, e-mails marketing que te aproximem mais do seu consumidor final e gerem resultados, o texto é focado em criar uma conexão que gere interesse do leitor em adquirir determinado produto ou serviço.
Quando você cria um post no Instagram, fica muito claro na sua maioria, o interesse que seu leitor, realize uma compra ou passe a te acompanhar em todas as suas mídias sociais.
O mais interessante, que muitas vezes o valor investido é bem mais baixo, podendo trazer resultados ótimos e bem mais rápidos.
Qual marketing devo utilizar para meus negócios?
Depende, vai depender do resultado que você que ter, se você é uma empresa maior e dispõe de capital, pode e deve investir nas duas. Investir em marketing digital é crucial, para que sua marca atinja mais pessoas, fortalecendo-a cada vez mais.
Seria ideal ter uma campanha que combine marketing tradicional e digital. Consequentemente reforçaria a marca em vários meios e podendo alcançar mais pessoas.
Criar um vínculo entre a empresa e o possível cliente através das mídias, possibilita maior credibilidade a marca, uma vez que muitas pessoas não confiam ainda na internet. É ideal que a mesma linguagem de comunicação, utilizada por todos os meios, seja a mesma.
O marketing digital utiliza a internet e telefonia celular para promover produtos ou serviços.
A maior diferença entre as duas são os meios de comunicação que ambas utilizam para atingir o seu público-alvo.
Muitas empresas, ainda tem se esquivado e ainda não estão inseridas no meio digital, com isso poderá perder mercado ou até mesmo fechar as portas, hoje sabemos da importância que o mercado digital dá para os negócios e uma vez optando por não se inserir no digital, poderá não atingir as exigências do mercado.
Independentemente de ser uma grande, média ou pequena empresa, o marketing digital está presente em todos os setores e é imprescindível para crescimento e até mesmo permanência da empresa no mercado.
Se gostou compartilhe, abraços e até o próximo artigo.
No meu trabalho o marketing digital é essencial. E a sua explicação foi super válida
Obrigada pelo feedback Carol. Bjos
Que post ótimo! Super bem explicado!
Eu sou doida para estudar marketing digital, adoro essa área!
Beijo!
http://www.coresdovicio.com.br
Obrigada pelo feedback Pathy. Bjos
O seu post bastante importante para quem trabalha com empresa muito bom ficar sabendo das diferença entre o marketing digital e tradicional, pois a pessoa tem que saber escolher qual o melhor para o seu negócio, você explicou muito bem a diferença entre eles, gostei muito do post, bjs.
Sim, com certeza! Se atualizar é extremamente importante. Obrigada pelo feedback.Bjos
O marketing digital assumiu um papel muito importante nos meios de comunicação da atualidade. Muitas empresas estão investindo cada vez mais nesse setor, é preciso estar antenado com as tendências do momento.