O que paralisa seus projetos? Saiba como driblar seus medos.

Primeiramente, o que você tem medo? O que faz que você deixe de fazer aquilo que é realmente necessário para seguir adiante com seu projeto?

O medo que muitas vezes tenta te paralisar, não pode ser suficiente para fazer você desistir,pois cada vez que você procrastina, você fica cada dia mais longe da realização dos seus sonhos.

Muitas vezes o que separa você de onde você está para onde você gostaria de estar é o medo.

O medo é um mecanismo de defesa biológico, herdado dos nossos antepassados.Era um instinto de defesa natural, que garantiu a sobrevivência dos nossos ancestrais no passado.

A pergunta que não que calar, o que nos deixa tão temerosos?

Existem alguns comuns,  vou elencar aqui três principais:

Medo de dar errado

 

O medo de dar errado, impede que você ao menos comece um projeto. O medo surge quando de alguma forma nosso subconsciente tenta evitar uma sensação vivida anteriormente no passado, que nos trouxe frustração, um resultado negativo que nos fez muito mal. Existe também aquele medo, quando inconscientemente tentamos prever o resultado daquilo que sequer conhecemos. Esse medo que nos faz procrastinar e nos impede de  fazermos o que é necessário, e sempre traz aquelas desculpas, que nos mantêm presos a coisas que nos deixam infelizes.

Medo de alcançar o tão sonhado sucesso

Você tem um grande objetivo, aquele sonho de anos, daí a oportunidade chega e você simplesmente “trava”, porque lá no seu íntimo, você não se sente capaz, não tem certeza se vai conseguir atingir as expectativas.

Muitas vezes as oportunidades chegam,  mas muitas pessoas, não conseguem passar para o próximo nível, porque deixam de ir adiante, deixam de agir, porque sentem medo de não conseguir dar conta.

Não deixe esse sentimento de medo te paralisar, confie em si mesmo, e confie nas suas habilidades, pois tenha em mente, o sucesso só virá se você acreditar nele e pra isso precisa começar.

Mesmo que você não se se sinta preparado, comece, use seus conhecimentos, suas habilidades de lidar com as dificuldades e terá ótimos resultados.

Medo da opinião alheia, críticas sem fundamento

O medo das críticas e julgamentos atrasam muitas pessoas que estão nesse processo de mudança, quando alguém nos julga, nos sentimos desaprovados. Temos necessidade da aprovação, faz parte da natureza humana, todos nós sentimos essa necessidade se sermos aceitos por nosso meio social.

Essa desaprovação, impede que você vá em frente com seu projeto, deixa de realizar o que precisa ser feito, com medo da opinião dos outros.

Para ir além, será necessário trabalhar esse medo da crítica, ou estará fadado a ser infeliz e continuar a fazer o que sempre fez.

Muitas pessoas de sucesso, passaram por esse mesmo processo, fracassaram muitas vezes, mas não desistiram, de tanto tentar, chegaram ao topo.

Pense que não será possível agradar a todos, mesmo que você acerte, sempre terá sempre pessoas infelizes, que não tiveram a coragem de fazer o que você fez, querendo te desanimar e te julgar. Não importa o que os outros pensem, seja persistente, resiliente, “seja surdo (a)”, para essas críticas.

Você tem duas alternativas, seguir em frente com seus projetos, acertar e ser feliz, fazendo aquilo que sempre desejou, ou ficar parado, preocupado com o que os outros pensam, baseado no que os outros acham que é melhor pra você.

Seu sucesso ou insucesso está nas suas mãos, você tem livre arbítrio para fazer suas escolhas. Medo é algo que todos nós sentimos, mas a diferença está em como você reage a esse sentimento, ele vai impedir você de ser feliz? Pense bem nisso.

Caso tenha gostado desse post, comente, seu comentário é muito importante pra mim.

Abraços e até o próximo post.

Sobre o autor | Website

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

4 Comentários

  1. Sara disse:

    Acho que o maior receio é de correr mal, contudo, abandonei muito essa ideia quando me apercebi que é tudo muito relativo e, se correr mal, aprendo com essa experiência e começo a construir-me como pessoa. Contudo, vejo muitas pessoas não avançarem com determinados projetos por vergonha das opiniões ou comentários alheios e isso deixa-me mesmo triste! Acho que são precisos mais posts como estes, que nos façam refletir sobre algo que pode até ser inconsciente, mas tem um imenso poder em nós! E eu precisava ler a última parte… Mesmo! Pois divulgo muito pouco o meu trabalho por algum receio, não por vergonha, mas por ficar consciente de que os meus colegas de universidade, por exemplo, possam ler o meu conteúdo. Sério, este post foi incrível!

    • Krocha disse:

      Muito triste, mas infelizmente é muito comum. Agradeço imensamente por seu Feedback e fico feliz que de alguma forma contribui para ajudá-la.
      Abraços

  2. Mirela disse:

    Adorei o post! Super inspirador. E assim… é como li outro dia: motivação não dura pra sempre, assim como o banho. precisamos de doses diárias… rsrsrs bobo, mas verdade. Ainda mais se vc tem barreiras pessoais né?